Amores, por motivo de eu ter recebido por e-mail várias perguntas em relação as unhas no post deste sábado vamos desvendar as crenças sobr...

2 Comments


Amores, por motivo de eu ter recebido por e-mail várias perguntas em relação as unhas no post deste sábado vamos desvendar as crenças sobre as unhas.


Esmaltes escuros fortalecem e aceleram o crescimento das unhas?
MITO
 Os esmaltes escuros não contem nenhuma substância que possa fortalecer a unha. As substâncias encontradas em esmaltes comuns como o formaldeído (tóxico), o tolueno e o benzeno (solventes agressivos) fazem o trabalho contrário. Além de enfraquecerem, são perigosas para as pessoas mais sensíveis nesta área. Antes de comprar algum vidrinho de esmalte, confira se o mesmo é livre destas químicas. E caso ocorra alguma alergia, antes de qualquer coisa, o melhor é procurar um médico, pois ele fará testes que irão dizer qual foi realmente o problema.

Às vezes as unhas absorvem o corante do esmalte?
VERDADE
Algumas unhas são muito porosas e ao aplicar esmaltes com maior concentração de pigmentos eles podem ficar retidos nas unhas dificultando a remoção. O ideal é que antes da esmaltação, seja passada uma camada de base nas unhas 


Não se pode tirar o esmalte com acetona, pois danifica a unha?
VERDADE
A acetona é uma substancia muito agressiva, que em contato com a unha a deixa cada vez mais fraca e esbranquiçada. O correto é usar removedores sem acetona que não agridem e/ou ressecam as unhas.

Manter as unhas sempre úmidas pode causar doenças?
VERDADE
 A umidade excessiva favorece o surgimento de micoses como o "unheiro". O correto é evitar deixar as mãos úmidas por muito tempo. Quem trabalha expondo frequentemente as mãos e unhas à água deve manter as mãos bem secas após o término da sua atividade para evitar ataques de fungos e bactérias que levarão a doenças. 

Cortar as unhas ao invés de lixá-las faz com que elas fiquem mais fracas e quebradiças?
MITO
 Cortar ou lixar as unhas não interfere na saúde das mesmas, já que este processo não é feito em sua matriz, mas sim na extremidade da unha, quando ela já passou por toda a sua fase de crescimento. 

Para obter melhor resultado, as unhas devem sempre ser cortadas onde começa a “carne”?
MITO
Esta parte debaixo da unha nada mais é que uma proteção da própria. Cortando rente a ela, a unha pode sofrer alguns danos, como o descolamento, ou até, ser machucada. O certo é deixar uma pequena parte da unha para cima, para que esta proteção continue ativa. 

Não devemos retirar a cutícula e sim empurra-las?
VERDADE
 Apesar de ser um hábito das mulheres, a cutícula é a barreira natural da unha contra os agentes infecciosos. NÃO DEVE SER RETIRADA. A recomendação é deixar sempre as unhas bem cortadas, hidratadas e empurrar a cutícula com uma espátula, tomando os devidos 
cuidados.
MINHA OPINIÃO: EU SEI QUE É ERRADÍSSIMO TIRAR AS CUTÍCULAS, MAS, É MUITO MAIS BONITO UNHAS COM CUTÍCULAS  FEITAS DO QUE UNHAS COM CUTÍCULAS EMPURRADAS.

As unhas quebram mais no verão?
MITO
No verão as unhas ficam mais umedecidas, então dão a impressão de estarem mais quebradiças.


Faz mal pintar as unhas toda semana?
VERDADE
A unha precisa de um tempo para "respirar", o que evita que elas fiquem fracas e ressecadas. Além disso, as fibras das unhas precisam ser hidratadas assim como o seu cabelo e pele! Nós sabemos que é super difícil ter que resistir a tantas cores incríveis de esmaltes, mas tente deixá-las livres pelo menos uma vez por mês, principalmente as unhas dos pés que quase sempre ficam "abafadas" por causa dos sapatos fechados. Não se esqueça de hidratá-las! Além de cerinhas nutritivas específicas, até a Bepantol (pomada para bebês) ajuda no caso.


Fazer a unha à noite deixa o esmalte com um resultado ruim sempre?
MITO
A menos que você faça a unha e vá deitar direto, aí é óbvio que ela vai acordar toda amassada, mas, caso contrário, fazer a unha à noite não tem problema algum. É só deixar as unhas secarem muito bem antes de você ir dormir.

É melhor usar spray do que óleo secativo?
MITO
Os dois têm o mesmo resultado. Tanto o óleo como o spray servem para acelerar o processo de secagem e evitar que pelos, sujeiras e pó grudem no esmalte ainda molhados. Se você optar pelo spray, é preciso tomar cuidado na hora de aplicá-lo, pois se você aproximar muito das unhas, o esmalte pode ficar marcado com pequenas bolhas causadas pelo produto. Já o óleo pode ser usado normalmente, aplicado como uma "base pós esmalte".

Então meninas, gostaram?? Tem mais alguma duvida que não foi desvendada aqui??





Também poderá gostar de:

2 comentários:

  1. Ótimo, adorei as dicas, mas, eu vi em algum lugar que não existe esse negocio de deixar as unhas respirarem. Cris, você pode me explicar isso? :)

    ResponderExcluir
  2. @Elaine Lisboa Por isso eu usei aspas, por que "respirar" é só maneira de falar, na verdade as unhas são constituídas por células mortas de queratina, sendo assim, elas não têm necessidade de "respirar". O que pode ocorrer é o ressecamento e enfraquecimento das unhas em virtude da esmaltação contínua feita por esmaltes convencionais que possuem tolueno, benzeno e formaldeído, mas é ideal que pelo menos duas vezes por mês você deixe suas unhas sem esmaltação para evitar pigmentação contínua.

    ResponderExcluir

- Os comentários deste site são moderados;
- Não serão aceitos comentários ofensivos, racistas ou contendo spam;
- Todos os comentários serão respondidos o mais breve possível
- Obrigado por comentar