Você alguma vez já deve ter ouvido: "Chocolate dá espinhas' ou "Acne é um problema exclusivo de adolescentes", mas ta...

0 Comments


Você alguma vez já deve ter ouvido: "Chocolate dá espinhas' ou "Acne é um problema exclusivo de adolescentes", mas também já deve ter percebido que não é bem assim.  Ninguém quer ter acne, mas, infelizmente, este tipo de problema pode aparecer em qualquer um e nas horas mais indesejadas (quando aparece uma festa "Baphoo" ou quando você tem um encontro com aquele 'Boy magia", que você estava de olho a um tempão e que finalmente ele te chamou para sair).



Antes de desvendar os mitos e verdades, precisamos saber de uma coisinha. O que é Acne?? Acne é uma doença da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormonas sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rostocostaspeito e ombros.

A acne pode durar a vida inteira: 
VERDADE. “Homens e mulheres podem desenvolver acne de todos os tipos e em qualquer idade após a adolescência. Por isso é indicado tratá-las sempre, para evitar que ela deixe cicatrizes no corpo, principalmente no rosto.

Apertar a espinha pode causar danos irreversíveis na pele: 
VERDADE. Ao apertar a espinha, corre-se o risco de aumentar a inflamação e deixar uma cicatriz ainda maior que pode ser permanente.

Ansiedade e estresse pioram a acne?
VERDADE. Em situações de estresse, nosso organismo tende a liberar mais neurotransmissores que podem aumentar a sudorese e a oleosidade da pele, além de alterar o perfil de alguns hormônios, como o cortisol, agravando o quadro da acne. Além disso, o estresse baixa a imunidade, fazendo com que o quadro de inflamação piore.

Comer chocolate dá espinhas.
MITO. “Estudos recentes mostram que uma dieta rica em carboidratos de alto índice glicêmico – como doces, pães e biscoitos – levam a uma alteração na resistência à insulina, o que estimularia o aparecimento da acne. Entretanto, essa relação é hormonal e indireta, pois a gordura que comemos não vai para a pele”.
Menos de 2% dos casos de acne decorre de alergias alimentares. Na maioria das pessoas, porém, não existe uma associação específica entre determinados alimentos e acne - o que existe é uma relação entre acne e ingestão calórica. Dietas hipercalóricas aumentam os níveis de testosterona e a testosterona aumenta a produção de secreção nas glândulas da pele - que posteriormente se transformarão em lesões da acne.
Uma boa nutrição ajuda a manter a pele saudável. Alguns cientistas afirmam que cafeína e alimentos excessivamente salgados podem agravar a acne em certos indivíduos. Ainda, recomenda-se ingerir pouca gordura e pouco açúcar, aumentando a quantidade de frutas e vegetais – uma dieta rica em fibras vegetais e pobre em gorduras é excelente para a saúde do corpo como um todo. E beba bastante água – oito copos diários são o mínimo recomendado.

Cosméticos em excesso podem prejudicar a pele e causar espinhas.
VERDADEIRO. Para manter uma pele saudável é fundamental mantê-la limpa e hidratada. Cosméticos muito gordurosos ou do tipo “pancake” podem piorar o aspecto da acne, principalmente em peles do tipo oleosa. Produtos com rótulos “oil free” ou “não comedogênicos“ são os mais indicados neste caso.

Qualquer creme ou gel anti-acne resolve o problema: 
MITO. O uso de produtos oleosos como cremes e filtros solares não adequados promovem o aparecimento ou pioram o quadro de acne. São indicados géis com ácidos salicílico, retinóico e glicólico, sob orientação do dermatologista. Para a limpeza, deve-se usar sabonetes desengordurantes, mas não em excesso.

 clima interfere na oleosidade da pele?
VERDADE. Em climas mais quentes e úmidos, a pele pode se tornar mais oleosa, o que pode aumentar o quadro de acne ou, até mesmo, desencadeá-lo. Em climas muito secos ou frios, a pele pode sofrer de ressecamento e irritação, alteração que também pode levar a um quadro de acne, se o indivíduo utilizar produtos oleosos demais para amenizar o ressecamento.

 É verdade que colocar a mão suja no rosto dá espinhas? 
VERDADE. A mão suja pode conter bactérias que podem piorar um quadro de inflamação. Além disso, cutucar as espinhas e os cravos, com a mão suja ou limpa, também piora o quadro de inflamação e pode resultar em marcas e cicatrizes.

 Espremer espinhas melhora?
NÃOOOOO, MITO. Em hipótese alguma esprema suas espinhas – isto só aumenta o risco de cicatrizes indesejáveis. Além disso, não colocar as mãos nos rosto talvez seja o remédio mais menosprezado na história do tratamento da acne. As mãos são uma fonte interminável de bactérias. Evitar este contato é especialmente difícil – em geral ele ocorre de maneira inconsciente – mas não menos importante que todos os outros remédios e "simpatias" que você utiliza.

Pasta de dente ajuda?
MITOAplicar pasta de dente nas lesões antes de dormir, à noite, faz parte da rotina de muitas pessoas portadoras de acne. A pasta desidrata as lesões. Os pesquisadores dizem, porém, que o flúor presente nos cremes dentais causam espinhas e podem irritar ainda mais o local da aplicação. A escolha é sua.





Também poderá gostar de:

Nenhum comentário:

- Os comentários deste site são moderados;
- Não serão aceitos comentários ofensivos, racistas ou contendo spam;
- Todos os comentários serão respondidos o mais breve possível
- Obrigado por comentar