Moda é a arte de criar e comercializar peças de vestuário e acessórios, seguindo estilos e tendências. O profissional de moda desenha ro...

0 Comments


Moda é a arte de criar e comercializar peças de vestuário e acessórios, seguindo estilos e tendências.O profissional de moda desenha roupas e produtos, como joias, cintos e calçados, e define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos. Tem outro nomes como: Des. de Moda; Des. Ind. (design de moda); Design (moda); Design da Moda e Estilismo; Moda (coord. de moda e ger. de prod.); Moda e Design; Moda e Estilismo. E o curso tem duração média de quatro anos.

Que carreiras posso seguir cursando Moda? Muita gente acha que moda é só estilismo e entra na faculdade já pensando nessa opção, mas ao longo do curso voce vai descobrir muitas, mas muitas outras opções de carreira. O aspirante a fashionista pode ser designer, estilista, stylist, produtor, designer de estamparia, jornalista de moda, modelista, consultora de estilo…

Quais as matérias ensinadas na faculdade? Geralmente, possui disciplinas como história da arte, cultura da moda e criação, desenho e estilismo. Os cursos com ênfase em design e modelagem propõem como trabalho de conclusão a criação ou o desenvolvimento de uma coleção de moda. Já aqueles focados em negócios e gestão de moda exigem dos formandos a elaboração de um plano de negócios com ações para o fortalecimento de marcas e a comercialização dos produtos. 

Pra ser estilista precisa saber desenhar maravilhosamente? É uma coisa a mais, mas atualmente não é um pré-requisito! Voce precisa saber expressar as suas idéias pra quem vai produzir a peça 

O mercado de trabalho

A indústria da moda continua crescendo e busca tanto bacharéis como tecnólogos para atender às mais diversas etapas da cadeia produtiva. "O mercado é imenso, começa na plantação do algodão até a repercussão da mídia depois dos desfiles". Outro campo crescente é o da consultoria em tendências de moda para objetos de consumo, também chamados de "bens vestíveis", como celulares e players (MP4, por exemplo). Aumenta a demanda pelos consultores de moda para orientar pessoas a se apresentar em diferentes situações, assim como é boa a procura dos profissionais mais reconhecidos para atendimento pessoal a artistas e personalidades. Além disso, há campo na área educacional, nas faculdades de moda. Mas para dar aulas no ensino superior é preciso ter pós-graduação.

Os dez melhores cursos de moda no Brasil

Nome da faculdadeEstrelas
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)★★★★★
Universidade Federal do Ceará (UFC)★★★★
Universidade Federal de Goiás (UFG)★★★★
Universidade Estadual de Londrina (UEL)★★★★
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Rio de Janeiro★★★★
Universidade Feevale (Feevale)★★★★
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (Belas Artes)★★★★
Faculdade Santa Marcelina (Fasm)★★★★
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), de São Paulo★★★★
Universidade Anhembi Morumbi★★★★
*Dados do GUIA DO ESTUDANTE Profissões Vestibular 2012.



Também poderá gostar de:

Nenhum comentário:

- Os comentários deste site são moderados;
- Não serão aceitos comentários ofensivos, racistas ou contendo spam;
- Todos os comentários serão respondidos o mais breve possível
- Obrigado por comentar